top of page

Quem somos nós?

Atualizado: 10 de abr. de 2024



Ser Biopsicossocial é um modelo que estuda a causa e a evolução das doenças como resultado da interação dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Com isso, é observado a influência do ambiente em que se vive e das suas relações sociais. Esse modo contrapõe ao modelo biomédico tradicional, que foca na doença e restringe essa aos fatores biológicos do organismo do indivíduo apenas.


O modelo biopsicossocial, de acordo com Straub (2005), enfatiza a influência entre todos os aspectos no desenvolvimento humano, com base na teoria sistêmica do comportamento, que compreende que o corpo é formado por sistemas em interação direta, como o endócrino, o cardiovascular, o nervoso e o imunológico, que se relacionam também com os aspectos psicossociais.


A partir da compreensão da relação da pessoa com o ambiente, é possível aumentar o entendimento dos fatores de risco envolvidos no processo saúde-doença. 


Outro aspecto importante é espiritualidade que tende a ser vista como uma dimensão da natureza humana relacionada à qualidade de vida (Marques, 2000). Esse conceito multidimensional, ajuda na percepção do seu bem-estar e do seu estilo de vida, podendo também levá-lo a valorizar o sentido de sua vida, ajudando na promoção de saúde. 


©2023 por Psicóloga Nathália Oliani 

bottom of page